Aconteceu a Primeira Reunião Aberta da Semana Mundial do Brincar de 2020

Técnicos e docentes da equipe de Coordenação do Curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa começaram a programar a organização da Semana Mundial do Brincar de 2020. Este evento, que se trata de uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil, tem o intuito de lembrar os adultos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil e de promover espaços brincantes para crianças viçosenses. Dessa forma, a equipe responsável pelo Curso de Educação Infantil da UFV, em parceria com a Aliança pela Infância, viabilizará um evento com uma série de atividades – como brincadeiras abertas para a comunidade escolar do município de Viçosa, palestras e ciclos de debates – que busquem valorizar e lembrar sobre a importância do tema para o desenvolvimento humano.

O objetivo da Semana Mundial do Brincar é explorar ao máximo o brincar, sob todas as formas, incentivando para que ele tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias. Com essa proposta, fomenta-se a importância de uma formação docente qualificada que reconheça o brincar como atividade fundamental para a infância, envolvendo neste evento não só a todos os estudantes do curso de Educação Infantil desta Universidade como também a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, que apoia e incentiva que as escolas da rede estejam em constante parceria com a UFV, buscando também defender que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, dando espaço e tempo para que as crianças possam exercer o brincar livre.

A Semana Mundial do Brincar tem data agendada para acontecer com início no dia 23 de maio e finalização no dia 31 do mesmo mês, com abertura oficial na cidade de Viçosa agendada para o primeiro dia (23/05), e contará com atividades simultâneas organizadas pela Equipe do curso de Educação Infantil da UFV acontecendo nas escolas da rede municipal e na UFV, com brincadeiras, palestras e atividades formativas.

E para tratar sobre este evento com a comunidade, foi realizada uma reunião aberta no dia 11 de março, às 18h30 no Pavilhão de Aulas I, convocada pela representante da Aliança Pela Infância e integrante da equipe do Curso de Licenciatura em Educação Infantil (EIN), Sarah Menezes. Nesta reunião, que contou em grande parte com a participação dos estudantes EIN, Ficou deliberada, como ação preliminar ao evento, a promoção de cinco Oficinas Criativas, que tem por objetivo oferecer uma formação preparatória para algumas das ações que serão realizadas ao longo da Semana Mundial. As temáticas destas oficinas são:

Tema: Brincadeiras Ancestrais
Tema: Brincadeiras Cantadas e Instrumentos Musicais
Tema: Brinquedos do Ar
Tema: Brinquedos Confeccionados
Tema: Confecção de Faixas e Camisas para o evento

As inscrições e as datas dessas oficinas serão oficialmente divulgadas pela equipe EIN no dia 16 de março e poderão participar estudantes, docentes e profissionais da educação básica de Viçosa e região.

(Estudantes, técnicos e docentes presentes na reunião)