Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Viçosa e o curso de Educação Infantil

#Educação #Diálogo

Prefeitura estuda mudanças em processos seletivos para valorizar profissionais da Educação Infantil

O Prefeito Ângelo Chequer recebeu em seu gabinete, na último dia 18 de fevereiro, as professoras Naise Valéria Guimarães Neves e Maria de Lourdes Mattos Barreto, Coordenadoras do Curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Na ocasião as Coordenadoras revelaram ao Prefeito uma falha em processos seletivos que tem prejudicado profissionais da área de educação infantil. Segundo as professoras, atualmente as vagas destinadas a educadores infantis nos estados e municípios podem ser ocupadas por professores da educação básica e também pedagogos. “Na busca pela valorização dos nossos profissionais, estamos lutando para que as prefeituras insiram a graduação em educação infantil como pré-requisito para quem deseja concorrer a essas vagas”

Para as professoras, além de valorizar os educadores infantis, as prefeituras que exigirem esse profissional estarão investindo na melhoria da qualidade da pré-escola, uma vez que estarão utilizando de profissionais que estudaram por 4 anos para lidar com crianças de 0 a 5 anos.

Também presente na reunião, o advogado da Procuradoria Especializada em Saúde e Educação, Dr. Jesús Menjivar Nieto, disse que é possível alterar a legislação municipal para inserir a obrigatoriedade nos próximos concursos públicos. Ele lembrou que já está em andamento os estudos para a elaboração do Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Prefeitura, que já pode vir com a modificação.

O Prefeito Ângelo Chequer se mostrou sensível à situação e pediu que a Procuradoria estude formar de viabilizar a solicitação das Coordenadoras.