Vem chegando a Semana Mundial do Brincar de 2019

A Semana Mundial do Brincar é uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil, com o intuito de lembrar os adultos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Dessa forma, a equipe responsável pelo Curso de Educação Infantil da UFV, em parceria com a Aliança pela Infância, deseja promover uma semana com uma série de atividades – como brincadeiras abertas para a comunidade escolar do município de Viçosa, palestras e ciclos de debates – que busquem valorizar e lembrar a importância do Brincar.

O objetivo da Semana Mundial do Brincar é explorar ao máximo o Brincar, sob todas as formas, incentivando para que ele tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias. Com essa proposta, fomentamos a importância de uma formação docente qualificada que reconheça este ato proveniente da criança como atividade fundamental para a infância, envolvendo neste evento não só a todos os alunos do curso de Educação Infantil desta Universidade como também a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, que apoia e incentiva que as escolas da rede estejam em constante parceria com a UFV, buscando também defender que o educador nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, dando espaço e tempo para as crianças exercerem o brincar livre.

A Semana Mundial do Brincar tem data agendada para acontecer com início no dia 25 de maio e finalização no dia 01 de junho, com abertura oficial na cidade de Viçosa agendada para o primeiro dia (25/05), e contará com atividades simultâneas organizadas pela Equipe do curso de Educação Infantil da UFV acontecendo nas escolas da rede municipal nos dias 27, 28, 29 e 30 de maio, tendo como data de encerramento o dia 31 de maio, onde realizaremos uma culminância do evento convidado algumas escolas da rede municipal ao espaço da UFV para um dia de brincadeiras. Todas as atividades do evento estão sendo organizadas e detalhadas pela Equipe EIN em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, e serão divulgadas oficialmente em breve nesta página.

Para os estudantes e funcionários que desejam contribuir com atividades brincantes durante o evento, inscrevam-se pelo formulário neste link: https://goo.gl/forms/K3qSPUnlMWNqTecH3

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Economia Doméstica – Curso Educação Infantil

Av. PH Rolfs, s/n, Centro. DED/UFV